sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Web quest

Web Quest e a Televisão: o que podemos ensinar aos nossos alunos?

Introdução:
A televisão é um meio de comunicação que influencia fortemente os dias de hoje, mas não transmite as informações de forma neutra, e sim muitas vezes é vinculada a uma posição ideológica, estando isso implicitamente no discurso que faz para Gregolin (2003, p.9) seria a cultura do espetáculo como fato do discurso.
 A faixa etária foi pensada para o terceiro ano do ensino médio, devido essa ser a ultima etapa antes de fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio e muitas vezes a preparação para o vestibular. Uma forma de comprovar isso é a comparação de notícias jornalísticas em diferentes canais (Globo, Bandeirantes, TV Educativa, TV Record, entre outros), no mesmo horário.
Sobre a televisão, uma observação é importante Wikipédia (2011, p.1):
Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. A comunicação humana pode ser classificada em dois aspectos distintos, sendo desenvolvida em vários campos de naturezas diferentes: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa. Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.
De acordo com a citação acima, devemos ter certo cuidado com a televisão, e por ser um meio de comunicação de massa, e ter forte capacidade de manipulação, deve-se ter o cuidado com a mesma.
Tarefa:
- Comparar as notícias sobre o aniversário de onze de setembro em diferentes canais.
- Analisar  o tempo gasto em cada matéria sobre o onze de setembro, se há menção das mortes que acontecem no Oriente Médio por causa da guerra dos EUA, em outras palavras, deve-se verificar que se a matéria jornalística  é neutra, e se o tempo que fica ao ar e quantas notícia são informadas rapidamente.
A atividade se dará em uma semana para que se possam cumprir as atividades de buscarem na internet reportagens na época  já que os nossos alunos eram pequenos quando ocorreram os ataques nas  torres gêmeas em 2001.
Produção de um texto individual sobre a pesquisa feita, e o aluno não se deixar levar pela manipulação da mídia.
Trabalho em grupo e a escolha de um  artigo, do livro “ Discurso e mídia: a cultura do espetáculo” , e que cada grupo descreva sobre um autor que discuta o discurso da mídia, tempo da atividade quatro aulas, desde a escolha até a analise do artigo e apresentação.   
Processo:
As matérias jornalísticas muitas vezes estão disponíveis na internet, especificamente no you tube, após o aluno acessar o you tube, deve procurar notícias sobre o onze de setembro lá.
É melhor, pois dá para o aluno assistir a mesma notícia mais de uma vez e analisar em vários aspectos (tempo, ideologia, entre outros).
http://www.youtube.com/watch?v=W_8WJSl3f-8.
Recursos:
Computador com internet.
http://busca.globo.com/Busca/jornalnacional/?query=11+de+setembro&ordenacao=&offset=1&xargs=&formato=&requisitor=jornalnacional&aba=todos&filtro=&on=false&formatos=&filtroData=&dataA=&dataB;
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1672518-15605,00.html
http://noticias.r7.com/videos/busca/?q=11 DE SETEMBRO.

Televisão.
Jornal Nacional;
Fantástico;
Jornal da Record;
Domingo Espetacular.

Avaliação:        
Analisar e pedir ao aluno para que se cumpra a tarefa de comparar as matérias jornalísticas em diferentes canais televisivos e que tenham capacidade de não se levar pela manipulação da mídia.
Considerações Finais:
Logo os meios de comunicação são uma tecnologia, e que os mecanismos de informação manipulação não são tão perceptíveis de imediato.

Referências:
GREGOLIN, Maria do Rosário, discurso e mídia: a cultura do espetáculo, (org), São Paulo, Ed. Clara Luz,2003.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_massa. Acesso em 24 de setembro de 2011, as 13 h 00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário