domingo, 21 de agosto de 2011

A Era da Comunicação

Ao descrever sobre a importância de nos comunicarmos, o autor Silva (2011), mostra que são três palavras básicas para nos comunicarmos, emissão-mensagem-recepção, mas como vivemos em uma era no século XXI que a nossa comunicação se tornou, a internet pelos sites de bate-papos, redes sociais entre outras. E que na década de 80, os meios de comunicação para a mídia de massa (televisão e rádio).
Ainda no texto descreve que quando nós deixamos de falar qualquer uma das palavras que quando mudamos os meios de recepção de emissão de mensagem principalmente para a população de massa.
Para, Marchand a introdução da interatividade em muitos casos colaborar para que os conteúdos passados deixem de ser de algo fixo, mas que seja de fácil manipulação ao receptor, ou seja, o sujeito passa de um estado passivo para um estado ativo.
Podemos dizer que um novo cenário de comunicação ganha destaque. Ocorre a transição da distribuição para a comunicação. Isso significa dizer que a uma modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor. O emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente, uma mensagem fechada, ele oferece um leque de elementos e possibilidades à manipulação do receptor.
 A mensagem não é mais emitida, não é mais um mundo fechado, imutável, ela passa a ser um mundo aberto, modificável na medida em que passa a responde às especificidades daqueles que a consulta. O receptor deixa a posição de recepção clássica, para uma onde a criação é livre e permitida, assim, a mensagem ganha sentido sob sua intervenção.


Referencia:
LINK: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0009.htm. Acesso em 17 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário